História da Fábrica de Faianças São Roque, Aveiro


Nos finais da década de 20 de 1900 foi fundada em Aveiro a Fábrica de Faianças São Roque por Manuel da Silva e Justino Pereira Campos, localizada no canal de São Roque. 
Manuel da Silva, ceramista aveirense acabou iniciar, no ano de 1931 as faianças de São Roque em Aveiro que produziam excelente faiança estampada. Posteriormente a fábrica passou para as mãos do Dr. Mário de Carvalho e em 1945 foi cedida, em regime de exploração, a vários operários cerâmicos.
A esta fábrica ficou ligado o nome do artista aveirense João Marques de Oliveira, mais conhecido por João Lavado, responsável pela criação de numerosas peças estampilhadas com representação de animais (vitelos, cães, flores) e peças moldadas com orlas recortadas com decoração vegetalista a uma só cor.
Nesta fábrica saíram belas peças de ornamentação como: castiçais com 2 braços dispostos em forma de 3/4 de círculo, assente sobre a base, ainda guarda-jóias com cenas de caça na tampa emoldurada por folhas de acanto que se repetiam nas laterais. Também se fizeram esculturas da mulher de Aveiro com o típico xaile e tamancos. 
Todas as peças estão marcadas com carimbo circular, dentro dele um 8 da fábrica de São Roque.

Sem comentários:

Enviar um comentário